Considerações na escolha do reservatório
Ao construir uma casa ou edificação, nos deparamos com algumas questões bastante importantes a respeito do reservatório de água: Que tipo de reservatório devo usar? Qual modelo? Qual material? O reservatório deve ser elevado? Qual a altura da elevação? Qual o tamanho, capacidade do reservatório?
Estas considerações são muito importantes e devem ser analisadas cuidadosamente:
Tipo de reservatório:
Deve-se analisar cada caso, fazer uma análise comparativa entre os modelos e materiais disponíveis no mercado e escolher qual é o mais adequado para sua obra, de forma a atender sua necessidade oferecendo o melhor custo-benefício. Os reservatórios em aço oferecem algumas vantagens, como a eliminação da construção de abrigo ou plataforma de sustentação para o reservatório, que geralmente são obrigatórias para a instalação de caixas d’água de fibra ou fibrocimento. Além de possuírem longa vida-útil, fácil manutenção e limpeza e muitas outras vantagens. Conheça os modelos de reservatórios em aço e veja qual melhor atende a sua necessidade.
Altura do reservatório:
A altura da caixa d’água está diretamente relacionada a pressão da água na tubulação, e consequentemente nas torneiras, chuveiros, e demais saídas de água de uma residência. Portanto é muito importante calcular a elevação do reservatório de água. Os reservatórios em aço tipo “taça” ou tipo “tubular alta” são boas opções para casos em que se demanda altura/pressão de água.
Capacidade do reservatório:
A falta de água em uma residência é um grande incômodo para os moradores, e está diretamente relacionada ao tamanho da reserva de água disponível. Por isso é importante saber dimensionar a capacidade do reservatório, considerando a quantidade de pessoas, tipo de edificação e o tempo que a reserva de água deve suprir.