Como calcular a elevação do reservatório?
A pressão da água em uma residência, medida em MCA (metros de coluna de água), pode variar de acordo com alguns fatores, principalmente relacionados à tubulação e a altura (elevação) do reservatório de água.
A perda de pressão na tubulação varia de acordo com o comprimento da tubulação, diâmetro dos canos, quantidade de curvas, reduções, etc. As perdas de carga na tubulação podem ser compensadas com a altura da caixa d’água, de forma que, quanto maior a elevação do reservatório, maior será a pressão nas saídas de água.
Para se calcular a perda de cargas em uma tubulação, deve-se conhecer todas as peças da tubulação e aplicar alguns cálculos avançados de hidráulica. Para quem não tem a possibilidade de executar estes cálculos pode utilizar uma regrinha que possibilita uma estimativa e sugere uma altura mínima adequada para a caixa d’água.
Como sabemos que as perdas na tubulação de uma casa geralmente não passam de 2 MCA, basta elevar o reservatório a 2 metros à cima da saída de água mais alta da casa, geralmente o chuveiro. Assim garantimos que a água desça por gravidade e chegue a todas as saídas de água.
Exemplo 01)
Se a saída de água mais alta da casa está a 2,00 m de altura (chuveiro), o ideal é instalar o reservatório de água a pelo menos 4,00 m de altura (2,00m + 2,00m).
Exemplo 02)
Se temos uma edificação com dois pavimentos, com a saída de água mais alta a 5 m de altura no pavimento superior, o ideal é instalar o reservatório de água a pelo menos 7,00 m de altura (5,00m + 2,00m).